Governo da Bahia
iG
Imóveis

Veja como limpar a casa de pessoas alérgicas com a limpeza ecológica

Uma boa alternativa é utilizar produtos biodegradáveis

21/09/2015 - 16:55
Foto: Divulgação / Ilustração

Quem sofre de alergia sabe que nem sempre dá para ficar dentro de casa quando alguém está usando produtos químicos para limpar o ambiente, pois, eles também causam espirros e irritações.

No entanto a limpeza é necessária para retirar o pó, ácaros, pelo de animais e de roupas, bolor etc. Mas então, como limpar a casa de alérgicos? Uma boa alternativa é utilizar produtos biodegradáveis.

Estas soluções garantem ótimos resultados de limpeza sem causar quaisquer incômodos a pets, crianças, jovens e adultos, pois não possuem propriedades químicas agressivas que causam reações alérgicas nas pessoas.

Todavia, é fundamental contar com empresas especializadas no assunto e que trabalhem com produtos de qualidade, como a Natureza & Limpeza, que possui linha de soluções biodegradáveis e profissionais com grande experiência em limpeza residencial.  Confira outras dicas:

-- Aspire todos estofados diariamente e passe um pano umedecido pelo menos uma vez por semana.

-- A capa do travesseiro deve ser lavada semanalmente.

-- Vire o colchão, semana a semana, e aspire (inclusive o estrado) a cada sete dias.

-- Caso tenha ar condicionado em casa, limpe o filtro pelo menos uma vez por mês. No caso de ventiladores, é preciso limpar as pás com pano umedecido todos os dias.

-- As cortinas devem ser higienizadas a cada 15 dias.

-- No quarto das crianças, cuidado com o pó nos bichinhos de pelúcia. A indicação é lavar todos eles duas vezes ao mês pelo menos.

-- Para evitar a umidade e a proliferação de vírus e bactérias na cozinha, coloque um pouco de giz em baixo da pia. Esta solução “puxa” a umidade.

-- Ao limpar o aparelho de microondas, coloque uma vasilha com água e três a quatro rodelas de limão ou laranja. Ligue e deixe ferver por cinco minutos até formar vapor e depois passe um pano limpo e seco.

Limpeza ecológica na casa da praia

Em casas no litoral, o cuidado deve ser ainda maior, já que a maresia carrega gotículas que aumentam a umidade da casa e podem elevar a temperatura interna, criando assim um cenário perfeito para proliferação de bolores e fungos.

Nota: colocar colchões e travesseiros no sol não resolve o problema, muito pelo contrário, o calor faz com que bactérias e ácaros se proliferem, apenas mata os fungos. O ideal é realizar uma limpeza profunda, a cada seis meses, com tratamento profilático.

Já para tirar manchas de bolor, basta aplicar uma mistura de sal com suco de limão e deixar agir por cinco minutos, tirando o excesso depois com uma esponja umedecida.

Últimas Notícias