Governo da Bahia
iG
Raio Laser

Coluna do dia 16/07/2016

16/07/2016 - 07:32

Nome forte 
Com a decisão do governador Rui Costa (PT) de anunciar apoio à candidatura de Alice Portugal (PCdoB) à Prefeitura, quem saiu fortalecido foi o deputado federal Daniel Almeida, presidente do PCdoB, responsável pela articulação que resultou na escolha dela como nome da unidade das oposições ao prefeito ACM Neto (DEM). Sem dúvida, Daniel é um nome que entrou no jogo para a sucessão estadual de 2018, possivelmente como candidato forte ao Senado. Foi o oposto do que aconteceu com a senadora Lídice da Mata (PSB), que pensara em negociar sua participação na chapa de Rui à reeleição como parte do pacote que a levaria a ser candidata à Prefeitura, projeto que fracassou, como se sabe.

Derrapada na pista
O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB), minou a candidatura do ex-ministro e deputado federal Marcelo Castro, do PMDB, à presidência da Câmara dos Deputados. "A candidatura de Marcelo Castro, que foi apresentada como uma avalanche impulsionada por Lula. Não prosperou. Não permitimos que prosperasse. Acham que isso foi uma derrapada na pista molhada? Está bem. Mas o piloto imediatamente ajeitou o carro na pista”.

Envolvido 
O fato de Rui Costa (PT) ter anunciado que agora as oposições têm um candidato é uma prova de o governo do Estado vai se mobilizar para enfrentar a disputa com ACM Neto (DEM) em Salvador. Ele não quis se envolver nas discussões partidárias no seu início, mas agora está plenamente consciente de que precisa ajudar as oposições a desgastar o prefeito.

Enfrentamento à violência
“Pela vida das mulheres: ações de resistência contra a violência” é o tema da quinta edição do projeto Mulheres em Debate, realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Salvador. A roda de diálogo, que acontecerá dia 22, às 17h, no Centro de Cultura da Casa, reunirá representantes de bairros, universitárias e entidades jurídicas para discutir os incentivos e ampliação do enfrentamento à violência contra as mulheres. A cantora Aiace Félix, agredida por um taxista no Rio Vermelho, também participará do evento. “Queremos difundir as estratégias de reação contra todas as formas de violência, estimular o protagonismo das mulheres e contribuir para a qualificação dos serviços da rede de proteção”, afirma Aladilce Souza (PCdoB), presidente da Comissão.

Centro de operações 
As ações de combate ao crime na Bahia darão um salto de qualidade a partir da próxima segunda-feira (18), com a inauguração do Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho, que vai reunir num único espaço todas as forças de segurança do estado (polícias Militar, Civil e Técnica e Corpo de Bombeiros), além de agregar as federais e municipais. Já nascendo como o maior centro de operações policiais da América do Sul, a estrutura é resultado da preocupação e do esforço do governo baiano em melhorar a segurança pública. O governador Rui Costa inaugura a unidade às 9h. Foram investidos R$ 260 milhões em todo o projeto.

Limitação
Depois das críticas de alguns partidos da base, as legendas de oposição finalmente se convenceram de que não é viável lançar apenas um chapão à Câmara de Vereadores. A iniciativa as limitaria a lançar apenas 65 candidatos à vereança, quando o time do prefeito ACM Neto (DEM), com suas várias coligações, vai preparado para lançar até 500 nomes.

Correria política
O cenário político este ano anda meio diferente dos anteriores. As mudanças em Brasília e as novas alianças municipais decorrentes desses novos acordos têm feito políticos da capital e do interior da Bahia começarem a correr para montar as suas equipes de campanha. Em alguns casos, os pré-candidatos que devem confirmar os seus nomes nas convenções não tem nem marqueteiro. Em outros, não sabem nem que bandeiras defender. 

Social
O trabalho social desenvolvido pela empresária Renilza Melo tem chamado atenção no meio político de São Francisco do Conde. Através de um trabalho voluntário, ela intermedeia oportunidades de primeiro emprego para jovens nas empresas da indústria local. Os pré-candidatos à Câmara Municipal já andam preocupados.

Candidato
Pondo fim às especulações de que integraria chapa como vice de Ralison Valentim, irmã da ex-prefeita Rilza Valentim, na disputa pela prefeitura de São Francisco do Conde, o vereador Messias Gonzaga (PMDB) lançou oficialmente sua candidatura a prefeito em encontro com o deputado estadual Hildécio Meirelles (PMDB). Messias destaca que a partir de agora se concentrará na construção de uma agenda política em prol de uma cidade melhor, focando na educação, saúde, infraestrutura, esporte e segurança, especialmente.

Farsa
“Apesar de estar previsto na Constituição, o impeachment, tal como está configurado no caso de Dilma, se transformou em uma grande farsa. Uma farsa inventada para levar ao poder os que fracassaram sucessivamente nas urnas. É a mentira do século na política brasileira, como definiu Lula”, disse Wagner pelo Twitter ontem.

Coaraci
Uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Na Fonte no município de Coaraci, Sul da Bahia, e divulgada ontem pelo site Política Livre, aponta a liderança do pré-candidato Jadson Albano (DEM), que aparece com 45%, na frente de Kadu Castro (PCdoB), que tem 18% das intenções de voto. 

Explicação 
Explicação ouvida ontem para o fato de Alice Portugal (PCdoB) não ter votado, no segundo turno, em Rodrigo Maia (DEM) para a presidência da Câmara. Como candidata à Prefeitura de Salvador, ela não gostaria de ouvir que votou num parlamentar do Democratas, partido do prefeito ACM Neto, na sucessão do deputado peemedebista Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Melhor para o governo
Geddel também avaliou que o apoio do PT a Rodrigo Maia não preocupa o governo Temer. "Incomodaria se ele tivesse aparecido, como apareceu o Marcelo Castro, como candidato de uma manobra petista, cuja vitória seria atribuída à articulação do Lula contra Michel Temer. Essa seria a leitura. Quanto ao Rodrigo Maia, é natural que ele tenha buscado votos em toda a Câmara. Para surpresa de todos, Rodrigo também teve votos em partidos do centrão, como PR e PP. As circunstâncias o favoreceram".

Luizinho na frente
Já em Irecê, uma pesquisa realizada pelo Bahia Notícias, em parceria com o instituto Babesp, aponta que o prefeito Luizinho Sobral (PTN) seria reeleito em Irecê na opinião de 74,8% dos eleitores.

Nomes
João Jorge, presidente do Olodum, Silvio Humberto, vereador em Salvador, e a deputada estadual Fabíola Mansur são os nomes mais cotados para vice de Alice Portugal em Salvador. Os três são do PSB, partido que deverá indicar o companheiro de chapa de Alice.

Transporte escolar
Permissionários do transporte escolar de Salvador realizam hoje uma carreata em protesto contra a padronização do transporte escolar e pela revogação da resolução 541 do Conselho Nacional de Trânsito, que exige a instalação de cadeirinhas infantis nos veículos. O ponto de encontro será às 8h, no Wet'n Wild, na Av. Paralela, de onde os manifestantes seguirão para a Rótula do Abacaxi, percorrerão as Avenidas Anita Garibaldi e ACM, até chegar ao Shopping da Bahia onde distribuirão panfletos para informar os motivos do ato organizado pela Associação de Transporte Escolar de Turismo do Estado da Bahia - Atest, com o apoio do vereador Euvaldo Jorge (PPS), presidente da Comissão de Trânsito e Transportes da Câmara Municipal.

Golpe nos golpistas 
Para o ex-governador Jaques Wagner, a decisão do Ministério Público Federal de arquivar denúncia contra a presidente Dilma Rousseff pelas chamadas ‘pedaladas fiscais’ “é mais um duro golpe nos golpistas, que, a cada dia, encontram mais dificuldades para justificar o impeachment”. O MPF entendeu que ‘não houve crime praticado por Dilma’.

No páreo
Em meio à expectativa para as eleições municipais, o presidente estadual do Solidariedade, Luciano Araújo, e o presidente do partido na capital baiana, vereador Geraldo Jr., se reuniram ontem com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), para discutirem a vaga de vice na chapa do democrata. Em ambiente de muito diálogo, os dirigentes apresentaram dois nomes de preferência para a composição. A primeira opção é o ex-secretário de Urbanismo e Transporte, Sílvio Pinheiro, filiado recentemente ao PSDB e a segunda é o ex-secretário-chefe de gabinete, João Roma (PRB). Embora tenham definido esses nomes como os favoritos, os líderes reforçaram o apoio ao projeto de reeleição do prefeito, independente da escolha.

Últimas Notícias