Governo da Bahia
iG
Raio Laser

Coluna do dia 19/07/2016

19/07/2016 - 07:12

Voto 
O senador Otto Alencar (PSD) ainda não definiu como votará no impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no Senado. Ontem, ele fez questão de lembrar que só indicou um cargo federal na Bahia durante o governo Dilma Rousseff. Foi a Codeba, cujo presidente, José Rebouças, foi exonerado a seu pedido, sendo substituído por Pedro Dantas, uma indicado do PMDB de Lúcio e Geddel Vieira Lima. Otto chegou a ser sondado para manter Rebouças no cargo, mas preferiu fazer de conta que não era com ele. Quanto ao voto no impeachment, o senador diz que vai ter tempo ainda para se decidir. Mesmo porque, observou, o quadro ainda está muito conturbado, com novas mudanças a cada momento envolvendo tanto Dilma quanto o PMDB do presidente interino Michel Temer.

Chapão
Numa reunião ontem com o presidente municipal do PSD, Sérgio Brito, candidatos a vereador do partido decidiram formar um chapão à Câmara Municipal com o PCdoB e o PT. O partido vai lançar 15 candidatos, sendo dez homens e cinco mulheres. Participaram do encontro o único vereador do PSD em Salvador, Edvaldo Brito, e mais candidatos como Magno Lavigne, da UGT, e Débora Ubaldino, filha do deputado Carlos Ubaldino. 

Turismo 
Foi adiado mais uma vez o anúncio do novo titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), que será feito pelo governador Rui Costa. Quem assumirá a pasta no lugar do deputado federal Nelson Pelegrino (PT) é o também deputado José Rocha, do PR. Em entrevista à Tribuna, o presidente do partido na Bahia, José Carlos Araújo, disse que está aguardando “uma última reunião com o governador”. O deputado não quis mais estipular data para o anúncio.

Itabuna
Os diretórios do DEM e do PSDB de Itabuna atenderam apelo do prefeito de Salvador, ACM Neto, e estão adiando suas convenções para data ainda a ser marcada. A decisão foi tomada em conjunto após encontro ontem, que reuniu o prefeito de Salvador, o presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia, a presidente do partido em Itabuna, Maria Alice, Além dos dois pré-candidatos à prefeitura da cidade, Fernando Gomes (DEM) e Augusto Castro (PSDB). Com o adiamento, continuam os entendimentos pela unidade dos partidos para a disputa eleitoral de outubro.

Na expectativa 
Ainda é grande a expectativa da cúpula do PSDB sobre a escolha do prefeito ACM Neto (DEM) do nome que irá ocupar a vaga de vice na sua chapa à reeleição. Na última terça-feira, em Brasília, durante reunião com os deputados federais João Gualberto, Antonio Imbassahy e Jutahy Magalhães Jr., além do ex-deputado João Almeida e do presidente da Câmara, vereador Paulo Câmara, os tucanos reforçaram a necessidade de compor a chapa majoritária do democrata. João Gualberto, inclusive, disse acreditar que o trabalho do partido em Salvador será reconhecido, seja pela atuação na eleição passada, quando apoiaram Neto desde o primeiro momento, como ao longo da sua gestão.

Hidrômetro
Com a publicação da Lei Federal 13.312, que estabelece a medição individualizada do consumo de água em novos condomínios, o vereador Gilmar Santiago (PT) cobra a imediata regulamentação da Lei Municipal 7.780/2009, de autoria dele, que obriga que novos prédios e condomínios para serem liberados para construção têm que implementar o medidor individual. “Essa lei busca a economia e responsabilidade no consumo de água, que não é um bem infinito e que precisamos cuidar no sentido de garantir o acesso para as futuras gerações”. Ele assinala que a água representa mais de 60 % das despesas de um condomínio e há, muitas vezes, um uso diferenciado por parte das pessoas.

Denúncia
O vereador Cau das Flores, de Rui Barbosa, procurou a coluna para denunciar que o prefeito José Bonifácio Dourado usa veículos locados em nome de “laranjas” que o edil suspeita serem de propriedade do gestor, para utilização na Prefeitura em serviços diversos tais como Transporte Escolar, Limpa Fossa, abastecimento d’água na zona rural e outras atividades. 

Rigor
Cau das Flores lembrou que o prefeito já responde a denúncias por desvios de recursos do Fundeb, que resultou na intervenção da Polícia Federal no município, e até nas prisões do filho do prefeito, Cleber Dourado, e de um empresário. O vereador faz, inclusive, um apelo para que o Ministério Público e a Polícia Federal possam averiguar a nova denúncia com seu habitual rigor.

Medicina 
O neurocientista Antônio Andrade será empossado nesta quarta-feira, dia 20, às 20 horas, como acadêmico titular da cadeira número 42 da Academia de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus. O patrono do novo acadêmico será o professor doutor Jessé Santiago Accioly Lins e como orador da solenidade, o professor doutor Almério de Souza Machado.

Favorito
Líder do PSDB na Câmara dos Deputados, o baiano Antonio Imbassahy se tornou favorito para assumir a presidência da Casa nas eleições de fevereiro de 2017, quando acabará o mandato ‘tampão’ de Rodrigo Maia (DEM-RJ). Há possibilidade de Maia apoiar Imbassahy, o que inclusive já foi dito em reunião com o PMDB. O novo presidente da Câmara teria afirmado que não havia compromisso com os tucanos, mas uma aliança com eles seria “natural”.

Modesto
Imbassahy, por ora, nega interesse no pleito, mas assume que o PSDB anseia o cargo. “É evidente que o PSDB, sendo um partido de força e expressão política, e com os quadros que reúne, pode se apresentar como alternativa no momento próprio”, disse Imbassahy.

Igualdade racial 
Por meio de recursos provenientes de emenda parlamentar, a deputada federal Tia Eron (PRB) destinou investimentos que possibilitarão a criação da unidade móvel de atendimento e fortalecimento das políticas de enfrentamento ao racismo em Salvador. O valor de R$500 mil será aplicado na aquisição e aparelhamento de um micro-ônibus novo, com capacidade para seis passageiros, que será usado nas ações. O projeto será coordenado pela Secretaria Municipal de Reparação, primeira a ser criada no País com essa finalidade, para desenvolver políticas públicas voltadas para a proteção dos direitos dos grupos raciais e étnicos discriminados, com ênfase na população negra.

Foice e machado 
Avaliando ontem a estratégia dos comunistas que resultaram na candidatura de Alice Portugal à Prefeitura de Salvador com o apoio do PSD e do PT, partido do governador Rui Costa, um deputado da base governista brincava: “Com a foice e o machado, os comunistas foram cortando todo mundo. Primeiro, o PSB, depois o próprio PT do governador”.

Food bikes
Cada vez mais as comidas de rua servidas de forma rápida e a preços acessíveis vêm caindo no gosto popular e se estabilizando no mercado. Com isso, muitos empresários estão deixando de observar o negócio como uma atividade complementar da renda para encará-lo como um negócio com grande potencial econômico. Acompanhando essa tendência, o presidente da Comissão de Transportes e Serviços da Câmara de Salvador, Euvaldo Jorge (PPS), já se mobilizou para regulamentar os chamados “Food bikes”. No último dia 11, ele deu entrada em um projeto de Lei que visa dar segurança aos comerciantes e proteção aos consumidores, regularizando a atividade. 

Nas ruas
“Depois do sucesso dos food trucks, as food bikes começam a ganhar as ruas. Elas oferecem inúmeros benefícios como a diminuição de gases poluentes, utilização eficiente do espaço público e são excelente opção de geração de emprego para os soteropolitanos já que são mais baratas de serem montadas”, justifica o vereador. De acordo com o texto, que ainda será votado na Câmara, o autorizado deverá obedecer às normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária. 

Cético 
Com a propriedade de quem viu de perto pesquisas completamente diferentes dos resultados das urnas por três eleições consecutivas, o ex-governador Jaques Wagner evita euforia diante da pesquisa Datafolha que aponta o ex-presidente Lula vencendo todos os possíveis adversários no primeiro turno da disputa de 2018. “Sou cético em relação a pesquisa antes da eleição. Para governo e presidência está cedo”, disse Wagner ontem, em entrevista à rádio Metrópole.

Nordestinos
O ex-governador afirma, contudo, que é a região Nordeste que continua a dar força política a Lula. “Mas fico feliz (com a pesquisa). Porque Lula mora no coração dos nordestinos. Esse resultado é um reflexo disso aí”.

Fora
Ex-ministro, Jaques Wagner continua achando que é possível reverter o placar desfavorável a Dilma Rousseff no Senado, embora a presidente afastada já esteja, por decisão própria, fazendo aos poucos a mudança para a sua Porto Alegre, numa demonstração de que não acredita mais em seu retorno.

Defesa
Os advogados do vice-prefeito de Santo Amaro, Leonardo Pacheco, do secretário de Obras, Luís Eduardo Pacheco, e do funcionário da pasta, Diego Sales, impetraram habeas corpus no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) alegando que seus clientes estão sendo submetidos a constrangimento ilegal. Os envolvidos foram presos na última quinta (14) pela “Operação Adsumus”, deflagrada pelo Ministério Público em Santo Amaro, Lauro de Freitas, Camaçari e Salvador. Eles foram presos por envolvimento em crimes de fraude em licitações, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Prisão
Segundo o Bocão News, a defesa apontou que não houve fundamentação para a prisão, bem como “descabida a aplicação da medida cautelar extrema”. Segundo os advogados, os envolvidos são réus primários, possuem bons antecedentes e residência fixa. Com isso, o desembargador Mário Hirs solicitou que o juiz da Vara Crime de Santo Amaro, que prendeu os acusados, informe quais motivos e argumentos foram levados em conta para a detenção dos três. Enquanto isso, eles continuam presos no Complexo Penitenciário de Salvador.

Últimas Notícias