Governo da Bahia
iG
Notícias

NEOJIBA estreia amanhã turnê internacional

O concerto de estreia da Orquestra Juvenil da Bahia será no Auditorium Stravinski, às 20h (horário local), em Montreux, na Suíça.

Da Redação | 29/08/2016 - 13:38


A Orquestra Juvenil da Bahia e uma equipe de profissionais de diversas áreas embarcaram dia 26 de Agosto (sexta) para o seu primeiro destino: Montreux, na Suíça. Depois de despachar 13.000 kilos de  bagagem, incluindo instrumentos, partituras, cordas, cavaletes e ferramentas de lutheria, este grupo de 130 pessoas coloca na estrada o projeto Turnê Europa 2016 do NEOJIBA, que irá circular em 7 cidades (Montreux, Florença, Roma, Rieti, Rimini, Perugia e Paris) e 3 países (Suíça, Itália e França). 110 músicos irão executar 20 obras sinfônicas, em 13 concertos, durante 19 dias. É uma turnê grandiosa,  principalmente em talentos das juventudes da Bahia.

Oportunidade 

Nos primeiros dois dias em Montreux, na Suíça, os jovens músicos do NEOJIBA tiveram o privilégio de assistir a dois concertos extraordinários da Royal Philharmonic Orquestra de Londres, sob a regência do maestro suíço Charles Dutoit.

A Orquestra Juvenil da Bahia do NEOJIBA e a Royal Philarmonic Orchestra de Londres são ‘orquestras residentes’ do Septembre Musical em 2016; ano que celebra os 70 anos deste festival de música clássica considerado um dos mais importantes do continente europeu.

No dia 27, os músicos da Juvenil da Bahia conheceram o trabalho do premiado violinista grego, Leonidas Kavakos, que atuou como solista do concerto da Royal Philarmonic. Já na noite do dia 28, a grande estrela foi o pianista russo Daniil Trifonov, 25 anos, que executou a peça ‘Concerto para piano e orquestra n° 2 em dó menor op.18’. Em seguida, a orquestra britânica tocou ‘Sagração da Primavera’, de Igor Stravinski.

Orlando Afanador, coordenador do naipe de trompas do programa NEOJIBA, acredita que foi uma oportunidade ímpar para os jovens da Juvenil da Bahia assistirem ao vivo uma orquestra como a Royal Philarmonic. "É uma das melhores orquestras do Reino Unido. Uma referência e uma fonte de inspiração para todos nós".

 

FOTO: ASCOM NEOJIBÁ


 

Últimas Notícias