Governo da Bahia
iG
Moda

Especialista revela quais as tendências para os cabelos na primavera/verão

Cabelos cacheados, crespos e ondulados, sem efeitos de secador e chapinha, são a pedida da primavera/verão 2016/2017

26/10/2016 - 14:24
Um dos destaques é o cabelo crespo e ondulado
Foto: Divulgação
Um dos destaques é o cabelo crespo e ondulado

Ainda faltam mais de dois meses para 2017 chegar e as tendências de beleza e estilo que irão ser destaque na primavera/verão já podem ser vistas pelas ruas.

Para detectar os estilos mais promissores da temporada e quais os acessórios e cores de destaque para a época, confira as dicas de Lúcia Santana, coordenadora técnica do Instituto Beleza Natural, especializada no cuidado com os cabelos crespos e ondulados.

Os cabelos cacheados, crespos e ondulados, sem efeitos de secador e chapinha, tomaram conta das passarelas de moda primavera/verão 2016/2017. A era disco dos anos 70 e 80 influenciam fortemente os cabelos para esta temporada.

Nos tamanhos, os fios recebem cortes despojados, que não exigem trabalho, são fáceis de manter e ficam prontos sem esforço. O long bob continua sendo a aposta democrática e versátil de corte para a temporada e os cabelos longos vem com fios retos e franja lateral, bem na moda dos anos 70.

Outra tendência para os cabelos cacheados e crespos são cortes em degradê, irregulares, em formatos arredondados e com leveza nas pontas.

Lúcia destaca ainda o pixie cut como opção prática para o verão. “Esse corte, chamado de ‘Joãozinho’ pelas nossas mães e avós, vem com um style desalinhado e assimétrico que provam que ele é super prático e tão sexy quanto os longos fios de Rapunzel”, analisa.

Nesta temporada, outra tendência são os cabelos neutros, sem a diferença na cor entre a raiz e a ponta, como no ombré hair. As luzes aparecem calculadas milimetricamente, conferindo ar mais leve e natural aos fios. “Uma forma de usar é o tom sobre tom em cabelos escuros para dar efeito iluminador ou as mechas fininhas para o mesmo efeito”, explica Lúcia.

Quem gosta de inovar nas cores pode experimentar o unicorn hair, tendência super colorida para os cabelos que utiliza cores fantasia para mudar o visual.

O cabelo é pintado todo de uma cor e é feito um degradê da mesma tonalidade - partindo do rosa mais claro para o mais escuro, por exemplo. “Quem não tem tanta coragem para inovar desta forma, mas não abre mão da tendência, pode manter o cabelo natural e fazer pequenas mechas coloridas”, sugere Lúcia.

Para manter a definição, cor e volume para a época, os cabelos crespos e cacheados precisam estar sempre tratados. Nestas épocas mais quentes, as idas à praias e piscinas e a exposição ao sol se tornam mais frequentes. Mas, para evitar fortes danos aos cabelos é preciso que os cuidados sejam redobrados.

"Neste período, é essencial que se faça a higienização correta dos fios. O uso do shampoo e máscaras de hidratação, ou reconstrução, quando necessário, são indispensáveis para manter o cabelo protegido e bonito. É importante fazer isso também sempre que houver o contato com cloro ou água salgada", afirma Lúcia.

A tendência máxima para a make do verão é o minimalismo. Na última edição do São Paulo Fashion Week, o estilo natural tomou conta da maioria dos desfiles, junto com uma pele bastante iluminada e cores suaves e discretas nos lábios, tais como os nudes e os amarronzados mais apagados.

Quem aposta em cores, pode ficar com o clássico vermelho, que se adequa a qualquer estação. Os tons corais surgem para dar um toque de cor aos lábios nas makes de verão. Para os olhos, aposte em sombras coloridas, mas o destaque fica com o canto interno iluminado. “Vale até usar glitter para conseguir este efeito”, destaca Lúcia.

Nos acessórios, quem toma conta das produções e looks são os fun earings. Os brincos divertidos, inspirados no pop art, têm chamado a atenção pela diversidade de formatos e cores. Frutas, flores e animais são alguns dos exemplos de brincos que tornam qualquer look mais divertido e estiloso. 

Para modernizar o look, Lúcia ainda destaca: “Lenços em tons pastel, cores lisas fortes e alegres, além das floridas são uma opção. Maxipulseiras também são uma ótima opção para tornar seu visual mais divertido e colorido nesta temporada”.

Últimas Notícias