Governo da Bahia
iG
Notícias

Estudo diz que consumo de refrigerante pode causar AVC

Essa nova pesquisa afirma que beber uma lata por dia de refrigerante, tanto na versão com açúcar quanto a sem, aumenta o risco de um acidente vascular cerebral (AVC) ou mesmo o desenvolvimento de demência

Leia Já, site parceiro da Tribuna da Bahia Online | 21/04/2017 - 14:30
Foto: Pixabay/Creative Commons

Um estudo divulgado pelos pesquisadores norte-americandos da Associação Americana do Coração contradiz estudos anteriores que não ligavam doenças graves ao consumo de bebidas adoçadas artificialmente.

Essa nova pesquisa afirma que beber uma lata por dia de refrigerante, tanto na versão com açúcar quanto a sem, aumenta o risco de um acidente vascular cerebral (AVC) ou mesmo o desenvolvimento de demência. Essas pessoas possuem três vezes mais risco do que quem consome bebidas açucaradas apenas uma vez por semana. 

Nesse estudo, há também a relação com os refrigerantes do estilo diet. Os dados apontam que as bebidas açucaradas artificialmente aumentam a possibilidade em 2,96% de causar um acidente vascular cerebral e mais 2,89% de desenvolver doença de Alzheimer. 

A pesquisa teve 4.300 participantes e desbanca outro estudo realizado anteriormente que excluía a ligação desse tipo de produto a esses males. A publicação anterior apresentava apenas a possibilidade de acidente vascular. 

Últimas Notícias