Governo da Bahia
iG
Notícias

São João no Pelourinho está garantido

Até agora, já foram confirmadas 36 grandes atrações

17/05/2017 - 08:34

Evento já tradicional no calendário de festas e realizado no mês de junho na capital baiana há quase 20 anos, o São João do Pelourinho, organizado pela Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), está garantido em mais um ano pelo Governo do Estado, como forma de dar opção aos baianos e turistas que estiverem aqui em Salvador no período das festas juninas e não forem viajar para o interior.

De acordo com a Superintendência, a festa vai ocorrer entre os dias 22 e 24 de junho (um dia a menos em relação a 2016, quando foram quatro noites de festa) em três diferentes palcos que serão montados no Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho e Cruzeiro de São Francisco. Até agora, já foram confirmadas 36 grandes atrações. A expectativa é a de que atrações como Flávio José, Estakazero, Targino Gondim e Adelmário Coelho passem pelo local. 

Segundo o Governo do Estado, a tendência é a de que cada palco tenha, pelo menos, quatro shows por noite para agitar os forrozeiros de plantão. Mas, diferente de 2016, por conta de execução de obras estruturais, algumas regiões do Pelourinho como as praças Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro D’água não vão receber atrações pelo fato de estarem fechadas no mês que vem.
Contudo, na última segunda-feira, em entrevista dada ao portal Bahia Notícias, o Secretário estadual de cultura, Jorge Portugal, disse que o evento, este ano, poderia não ocorrer por conta das obras requalificação pelas quais vem passando o Centro Antigo da capital baiana. 

“Não sei nem se vai ter o São João, porque a gente pode ter que parar para fazer a reforma do Pelourinho”, explicou titular da pasta na ocasião. Procurada, a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), informou apenas que a nota divulgada pela Secretaria de Comunicação do Governo (Secom), na manhã de ontem, sobre as atrações do São João, já dava os devidos esclarecimentos.

Praças 
O Governo do Estado, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (Ipac), vai investir R$ 2,4 milhões nas obras das três praças do Centro Histórico, que permanecerão fechadas nos próximos três meses, prazo previsto para a conclusão dos serviços. O fechamento obedeceu a uma recomendação do Ipac e do Corpo de Bombeiros após vistoria, realizada em abril, que apontou a necessidade de reformas estruturais de emergência dos largos. 

Na avaliação do diretor-geral do Ipac, João Carlos Oliveira, por ser aberto nas suas extremidades laterais, os largos tornam-se vulneráveis e bastante fragilizados na época das chuvas. Os largos Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro D’água encontram-se em área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo de propriedade do Estado da Bahia e gerido pelo Ipac. Após a reforma, os largos reabrirão com maior qualidade, segurança e conforto para os usuários que frequentam o local.

PELO INTERIOR
Se na capital baiana o clima de mistério ainda cerca a divulgação das atrações e ações do São João na cidade, algumas cidades do interior já anunciaram algumas atrações para aqueles que tiverem a oportunidade de pegar a estrada e arrastar o pé. Em Santo Antônio de Jesus, distante quase 200 km de Salvador, a festa vai acontecer durante cinco dias, de 21 a 25 de junho. Dentre as principais atrações estão as bandas Mastruz com Leite, Tio Barnabé e as duplas sertanejas Mayara e Maraísa, além de Marcos e Belutti e os cantores Marília Mendonça e Del Feliz.

Em Cruz das Almas, que fica no Recôncavo baiano e distante 146 km da capital, serão quatro dias de São João, entre os dias 22 e 25 de junho. Os shows na cidade vão ficar por conta, entre outros, dos forrozeiros Flávio José, Targino Gondim, Zelito Miranda, Elba Ramalho e a banda Acarajé com Camarão. Em Amargosa (235 km distante de Salvador), local onde o São João também é um dos mais tradicionais do estado, a festa também vai acontecer em quatro dias. Por lá, além da banda Estakazero, as principais atrações serão as cantoras Simone e Simaria e cantor Zé Ramalho.

Últimas Notícias