Governo da Bahia
iG

Alex Ferraz

Em Tempo - Coluna do dia 14/01/2016

E a Justiça mandou empossar um vereador algemado, presidiário, que foi flagrado com 300 quilos de droga.

No interior da Bahia, uma cena inacreditável, que contraria todo e qualquer princípio básico da ética: um vereador tomou posse algemado, e usando paletó para esconder o uniforme de presidiário, por determinação da Justiça. 

O argumento é que ele não poderia ser privado desse direito, pois, enquanto ainda não julgado, há a presunção da inocência. Pode ser que pela interpretação rígida da lei, esteja certo.

Mas, levando-se em conta que o sujeito foi preso com 300 quilos de droga, dois dias depois de eleito, e a denúncia da polícia de que teria feito campanha com dinheiro do tráfico, é eticamente INSUPORTÁVEL.

No entanto, é um retrato do Brasil, e, salvo engano, não foi o único caso verificado nas últimas eleições. Diante disso, fica claro que há algo de podre na legislação penal brasileira, situação que tem levado, em inúmeros casos, à liberação de presos após flagrante policial. tem jeito não...

 

E o salário cai cada vez mais (I)

Impressionante a quantidade de aumentos de preços e tarifas bem acima da inflação, registrados na virada do ano.
No caos dos transporte urbanos, então, a coisa tem sido escandalosa.
Quanto aos salários, porém, não só não houve reajuste como paira a ameaça de mais demissões, além de atrasos monumentais no pagamento. É para isso que serve a “crise”.

 

E o salário cai cada vez mais (II)

O curioso é que protestos contra os aumentos das passagens de ônibus e metrô foram pífios.
Em Salvador, por exemplo, nada aconteceu.
Então, deixa pra lá...

 

PITUAÇU

Até agora, aparentemente, nada foi feito em relação à denúncia da presença de cobras e jacarés na Lagoa de Pituaçu, uma autêntica ameaça para quem se arrisca a tomar banho por lá. E antes que os defensores do meio ambiente me critiquem, devo dizer que não estou propondo o extermínio dos bichos. Porém, deve haver alguma ação para advertir as pessoas ou mesmo delimitar áreas para banho.

 

Tarda, mas não falha

Se é verdade que, de um lado, a Justiça brasileira tem sido benevolente até com vereador presidiário tomando posse algemado, de outro multiplicam-se os casos de muito vigor, com  auxílio inestimável da Polícia Federal, em relação a certos políticos.
Vejam agora o caso do ex-todo poderoso Geddel Vieira Lima. E consta que ainda vai rolar muito mais água sob a ponte, atingindo outros figurões que se consideram intocáveis.

 

Prisões medievais e pirataria

O Brasil está mesmo voltando no tempo. Primeiro, com suas prisões, que são masmorras medievais, e onde dezenas de pessoas são decapitadas, com direito a vídeos nas redes sociais, num ato que torna o Estado Islâmico  um anjinho.
Segundo, a pirataria, literalmente. Na Baía de Todos os Santos, por exemplo, já ocorreram pelo menos quatro ataques violentos contra embarcações de turistas. No litoral fluminense também tem havido ataques. Desse jeito, é impossível incentivar a navegação turística.
Em suma, há certa coisas civilizadas que o brasileiro não tem o direito de usufruir.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11PRÓXIMA